O casamento judaico é uma instituição sagrada, em que o amor entre marido e mulher é puro e santificado. E essa santidade do relacionamento matrimonial e o fortalecimento do lar e da família são adquiridas por meio do cumprimento das leis de Taharat Hamishpacháas leis concernentes à pureza familiar, que compreendem os preparativos e as normas prescritos pela lei judaica para imersão ritual da mulher na micvê.

De forma resumida, conforme as leis de pureza familiar, as relações íntimas entre o casal são interrompidas a partir do início do fluxo menstrual até o final da contagem de mais sete dias, normalmente chamados de “sete dias limpos”, perfazendo um período de separação de, no mínimo, 12 dias.

Ao final dessa contagem, a mulher realiza a imersão na micvê e as relações conjugais são retomadas.

Traduzindo literalmente, micvê significa “junção de águas”. À primeira vista, parece ser apenas uma piscina que armazena água natural, mas sua concepção envolve detalhes minuciosos da lei judaica para que receba o status de kasher para seu uso prescrito.

Casamento revigorado

As leis de Taharat Hamishpachá revigoram o casamento mensalmente. A expectativa por manifestações físicas se concretiza no dia da imersão da mulher, que se assemelha à experiência da lua de mel original.

A pureza familiar proporciona aos cônjuges uma estrutura divinamente ordenada, que lhes mostra como devem se relacionar um com o outro.

Durante o período em que o casal se abstém de contato físico, ele deve se relacionar de maneiras não físicas, dialogando e compartilhando. Marido e mulher desenvolvem formas significativas de expressar amor, afeição e apreço, transcendendo o físico.

E sobre esse fundamento sólido, o casal poderá edificar uma estrutura familiar equilibrada e feliz. Esse é um dos propósitos principais pelo qual D-us, em Sua bendita sabedoria, estabeleceu esses preceitos.

Filhos puros e santos

A observância das leis de pureza familiar também assegura que os filhos nasçam em níveis mais elevados de pureza e santidade, que lhes facilitarão resistir às tentações e evitar as armadilhas do ambiente quando crescerem.

Também é um fator fundamental na preservação do Shalom Bait, a paz e a harmonia no lar.

Essa é a grande tarefa e missão que D-us concedeu às mulheres judias – observar e disseminar o cumprimento de Taharat Hamishpachá, assim como das outras instituições vitais da vida familiar judaica.

Pois além de serem as mitsvot fundamentais e a pedra base da santidade da vida familiar judaica, bem como estarem relacionadas ao bem-estar dos filhos tanto física quanto espiritualmente, essas leis permeiam e se expandem a todas as gerações judaicas até a eternidade.

Ao marido, é exigido encorajar e facilitar essa observância mútua, não criando nenhum tipo de dificuldade. Mas a principal responsabilidade – e mérito – é da mulher.

O costume da micvê atravessa gerações

As leis de pureza familiar são observadas há milênios por nosso povo, desde as nossas matriarcas, em todas as circunstâncias.

Houve épocas em que, no inverno, as mulheres quebravam até gelo para imergir no mar, e outras situações em que as matriarcas viajavam dias e noites até uma cidade onde havia micvê.

As leis de pureza familiar são muito queridas ao Todo Poderoso (Vaycrá Rabá, capítulo 19) e precisam ser estudadas em profundidade com entendidos no assunto.

Mesmo que a sua observância seja necessária mensalmente, às vezes, o seu conhecimento é insuficiente. Seja porque um cônjuge se apoia no conhecimento do outro, ou simplesmente por desinformação.

O correto seria estudar as leis de Taharat Hamishpachá todo mês, ou pelo menos, uma vez por ano, em detalhes, a fim de não infringir graves proibições e para saber quais questões devem ser consideradas.

Manual para uma vida conjugal feliz 

Para o casal que não está acostumado a seguir a tradição judaica, essa mitsvá pode parecer difícil e cheia de restrições. Mas, certamente, quem começa a conhecê-la e praticá-la, verá que é um manual de como fazer um casamento ser feliz.

Nossa vida familiar deve abraçar a mensagem Divina. Nesse sentido, marido e mulher precisam dedicar sua vida conjugal aos princípios de nossa Torá e prestar atenção especial às leis de pureza familiar.

Tendo D-us como parceiro nesse sagrado projeto, todo casamento tem o potencial pleno e a segurança quase absoluta de conseguir êxito e satisfação completos e duradouros.

Zivug – Parceria para a vida
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